Taquari, 19 de Outubro de 2017
NOTÍCIAS
06/10/2017
Ações alertam para a prevenção do câncer de mama

A Secretaria Municipal da Saúde preparou para o dia de hoje, sexta-feira (6) uma série de atividades para comemorar o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o diagnóstico e prevenção do câncer de mama. O nome da ação remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. E no Brasil não é diferente: um levantamento da pasta aponta que, somente em 2016, eram esperados 57.960 novos casos. 
O câncer de mama também é motivo de preocupação pela sua fatalidade. Atualmente, trata-se da principal causa de mortalidade em mulheres no Brasil. Conforme o INCA, em 2013, 14.206 mulheres morreram devido ao câncer.
E a prevenção ao câncer de mama é fundamental no enfrentamento da doença: certos tipos de câncer, incluindo o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Além disso, um em cada três casos pode ser curado, se for descoberto logo no início. 
Por isso, campanhas como o Outubro Rosa e outras ações de prevenção são fundamentais para encorajar as pessoas a realizar os exames, trazendo melhores resultados no tratamento e reduzindo os índices mortalidade.
 
Caminhada pelo Outubro Rosa
 
Hoje, às 15h, acontecerá uma caminhada pelo Outubro Rosa. A concentração será em frente ao Supermercado Ávila e os participantes passarão pela rua Sete de Setembro, que estará com o trânsito paralisado para veículos, e vai seguir até a Praça da Bandeira, na Lagoa Armênia, onde está acontecendo a II Feira do Livro de Taquari. Toda a comunidade está convidada a participar. 
 
Atividade de prevenção na Feira do Livro
 
Quem estiver visitando a Feira do Livro durante o dia de hoje poderá participar da ação de prevenção ao câncer de mama promovida pela Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT), em parceria com o município.
Das 10 às 15h, a equipe da entidade estará junto à II Feira do Livro do município, na quadra coberta da Praça da Bandeira. No local,  haverá distribuição de material informativo, orientação de profissionais que atuam na Aapot, aferição de pressão arterial e testes de glicose (HGT).
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por