Taquari, 19 de Outubro de 2017
NOTÍCIAS
06/10/2017
Debate com Theddy Correa abre a 2ª Feira do Livro

Dezenas de pessoas lotaram a Praça da Bandeira, Centro, na noite desta quarta-feira (4) para acompanhar a abertura da 2ª Feira do Livro de Taquari. 
O fotógrafo Valter Rodrigues, 29 anos, aproveitou para visitar o espaço, instalado na Praça da Bandeira. “Não tem onde comprar livro aqui em Taquari. Então, quando tem a possibilidade de comprar, é sempre bacana”, disse Valter, que também compareceu na abertura para conhecer o cantor Theddy Corrêa, da banda de Rock Nenhum de Nós.
Ele estava acompanhado da namorada, a professora de literatura Franciela da Silva, 23 anos. “Esse é o meu mundo. Eu parto do pressuposto de que um texto literário não te ajuda só na leitura, mas também para exercer a cidadania”, afirmou.
 
As lágrimas do patrono 
 
A cerimônia iniciou com o patrono da feira, professor Balduíno Goerck, e foi responsável por tocar o sino que anunciou a abertura do evento. Balduíno não conteve as lágrimas na hora de discursar.
“A emoção é muito grande. Me desculpem, ser patrono de uma feira me deixou muito emocionado. Neste momento, quero crer que meu trabalho foi importante. Meu muito obrigado e desculpa pela emoção”, disse.
Balduíno foi saudado pelas autoridades presentes, incluindo o presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Deolí Gräff, da qual o escritor faz parte, do vice-prefeito, André Brito, e do deputado estadual Adão Villaverde (PT).
O petista aproveitou o momento para parabenizar a cidade pela realização de mais uma feira do livro. “Esse tipo de investimento é um que o Poder Público jamais deve renunciar”, disse. 
Para o vice-prefeito, o investimento em cultura é muito importante, ainda mais se ele ajuda a incentivar o hábito da leitura nas pessoas. “Que a nossa comunidade aproveite estes cinco dias de feira para o despertar da leitura e na busca do aperfeiçoamento como ser humano. Leiam mais e usufruam da leitura para a formação do caráter, da sensibilidade e da paixão e respeito pelo ser humano”, afirmou. 
A agente de Cultura e Lazer do SESC de Venâncio Aires, Lisiane Camargo, também ressaltou  a importância da feira para a cidade. “Queremos que a Feira do Livro movimente o comércio local, movimente a cidade e as nossas mentes, abrindo-as para uma nova versão de nós mesmos ao final deste evento.”
 
Músico do Nenhum de Nós fala da importância da leitura
 
O primeiro dia de feira ficou marcado pelo bate-papo com Theddy Corrêa, escritor e músico, que faz parte da banda de rock gaúcha Nenhum de Nós. 
Na ocasião, Theddy aproveitou para falar da importância do hábito da leitura. Para isso, usou como exemplo casos de outros países.
“Hoje em dia, se tornou um negócio lucrativo nos Estados Unidos a construção de presídios. E existe uma série de cálculos para se fazer para construir um presídio. Entre esses cálculos, existe um fator que preza muito: o percentual de crianças entre 10 e 11 anos que não leem. Significa que as crianças que não têm contato com livro já entram no cálculo de criminalidade e de ocupação de presídio”, disse o músico para o público.
Ele também destacou a importância da leitura de livros de ficção, que, apesar do que muita gente imagina, não é apenas um entretenimento para crianças. “Um dia, os chineses se deram conta que eram muito bons em copiar e não em criar. Aí, eles visitaram empresas como o Facebook, Apple e Google, que eram empresas inovadoras. Depois disso, descobriram que todos que trabalhavam lá tinham algo em comum: quando jovens, eles eram ávidos leitores de ficção. Foi aí que eles descobriram que tinham que estimular na China a leitura de ficção”, contou.
Depois do bate-papo, o artista tocou algumas das músicas mais famosas de sua carreira, como “Paz e amor”, “Eu não entendo”, “Você vai lembrar de mim” e “Amanhã ou depois”.
 
Conversa com Tico Santa Cruz foi destaque de ontem
 
Ontem, quinta-feira (5), a programação do segundo dia de feira iniciou ainda pela manhã, com a abertura do 1° Concurso Literário da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção. Em seguida, aconteceu o espetáculo “Caixinha de Histórias”, do Grupo Aquarela e mais tarde das bandas marciais das E.M.E.F.s Timotheo Junqueira dos Santos e Osvaldo Ferreira Brandão. Já na parte da tarde, ocorreu a “Contação de Histórias Turminha dos 4R’S”. 
A programação da noite iniciou às 19h com o 1° Concurso Literário Municipal – Categoria Educação Infantil. O grande destaque do dia foi o bate-papo com Tico Santa Cruz, escritor e músico responsável por criar a banda Detonautas Roque Clube. A conversa foi voltada ao público jovem.
 
Evento conta com primeiro Concurso Literário Municipal
 
A Prefeitura está realizando o 1º Concurso Literário Municipal, durante a II Feira do Livro, que ocorre entre os dias 4 e 8 de outubro na Praça da Bandeira. O concurso reúne apresentações artísticas de estudantes, como teatro de fantoches e musicais baseados em livros.
As apresentações são feitas pelas escolas do município. Cada educandário realizará uma produção. Na noite de ontem, ocorreram as apresentações da categoria Educação Infantil. Já na noite de hoje, às 20h30, será a vez do Ensino Fundamental.
Os trabalhos serão avaliados por três jurados. A escola que obtiver a melhor nota, em cada categoria, recebe o prêmio de R$ 5 mil.
Segundo a coordenadora de Educação, Ana Paula Arnt, o objetivo da Prefeitura com o Concurso Literário vai além da esfera da competição e até mesmo da ideia de ensinar através de atividades lúdicas. “Com o concurso, assim como os projetos literários que estão sendo realizados desde o início ano, busca-se desenvolver nos alunos o prazer em praticar o hábito da leitura. Estabelecer essa relação com os livros é fundamental para o crescimento das crianças e até mesmo de adultos, pois relaciona-se à atividade a sensação de bem-estar, consequentemente, é provável que o aluno mantenha o hábito por toda a vida”, informa Ana Paula.
Para a Administração Municipal, a leitura apresenta diversos pontos positivos, que vão desde o crescimento no aprendizado, pensamento, vocabulário e compreensão até questões sociais e emocionais. “Por todos estes motivos, a Administração tem buscado o fortalecimento da leitura junto aos alunos do município”, informou a prefeitura.
 
Programação
 
Dia 6, sexta-feira:
9h – Palestra com o escritor Gelson Weschenfelder.
10h – Espetáculo Musical: Banda Lítera Sereneta – Grupo Aquarela.
14h - Palestra com o escritor Gelson Weschenfelder.
15h - Espetáculo Musical: Banda Lítera Sereneta – Grupo Aquarela.
19 – Palestra com o Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Gabriel Salum.
20h30 – 1° Concurso Literário Municipal – Categoria Ensino Fundamental.
 
Dia 7, sábado:
10h – Palestra com o Promotor de Justiça, Dr. Roberto Carmai Duarte Alvim Junior. Temática: Empoderamento do Professor.
16h – Espetáculo Teatral “Pum Histórias Mal Cheirosas” com a Makki Produções.
18h – Lançamentos de livros e bate-papo com escritores locais.
19h – 1ª mostra de vídeo-clip estudantil.
 
Dia 8, Domingo:
Das 10h às 12h – Rua do Lazer – Sesc e Interact.
Das 14h às 17h - Rua do Lazer – Sesc e Interact.
17h – Espetáculo Teatral “O Homem Banda” – CIA 1PÉDE2.
18h – Encerramento.
 
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por