Taquari, 20 de Setembro de 2018
NOTÍCIAS
24/11/2017
Moradores reivindicam melhorias em condições de estradas do interior

Os moradores de Júlio de Castilhos e Morro dos Garcia estão insatisfeitos com as condições das estradas das localidades. 
Nesta semana, representantes do povoado participaram de reunião com o prefeito Maneco, solicitando as benfeitorias desejadas.
“Fomos reivindicar uma intervenção imediata nas estradas do interior, visto às más condições em que se encontram”, disse o presidente da Associação de Moradores de Júlio de Castilhos, Régis Amaral. Segundo o presidente da entidade, o prefeito comprometeu-se em começar a patrolagem das estradas da localidade ainda nesta semana. “E que no máximo em 15 dias entrará em funcionamento um britador no local onde funciona a saibreira do Morro dos Garcia, aí então poderá completar o serviço de restauração das vias do interior”, contou Régis.
Além do presidente da associação, participaram da reunião moradores de Júlio de Castilhos e Morro dos Garcia, e o engenheiro agrônomo da Emater, Marcos Bender. Na ocasião, também foi solicitado aumento no orçamento da secretaria municipal da Agricultura para 2018. Atualmente, a proposta da Prefeitura contempla R$ 450 mil para a pasta, sendo 0,66% do total do orçamento municipal.
 
Bloqueio da saibreira
 
Na semana passada, outro grupo de moradores das comunidades estacionou carros na rua que dá acesso à saibreira, situada no Morro dos Garcia. O protesto durou mais de duas horas e impediu a passagem dos caminhões da Prefeitura, que retiram material do local para realizar melhorias em ruas de todo o município. Segundo os manifestantes, se a Administração Municipal não fizer reparos nas estradas de Juílio de Castilhos e Morro dos Garcia, novamente o acesso à siabreira será trancado.
 
Alagamento
 
Outro problema apontado pelos moradores da comunidade fica na estrada que liga a localidade à Fazenda dos Porto. Há um ponto em que, segundo a comunidade, bueiros e uma ponte estão obstruídos, gerando grande acúmulo de água sobre a via.
A dona de casa Jéssica Alves, 25 anos, procurou O Fato Novo para reclamar da situação. A moradora de Júlio de Castilhos trouxe um texto que, segundo ela, foi escrito em parceria com suas vizinhas, e que relata a situação que enfrentam. “Toda vez que chove, a estrada vira um rio, prejudicando as pessoas que passam por ali todos os dias para trabalhar, tanto a pé, quanto de carro ou caminhão”, consta na carta, trazida por Jéssica.
De acordo com a comunidade, há cerca de cinco meses, a Prefeitura chegou a realizar reparos no local, no entanto, o problema não foi resolvido. “Não adianta fazer estrada se não desentupir as pontes e bueiros e fazer valetas para a água escorrer. Se não, a chuva escorre pela estrada, fazendo valetas, e estragando tudo novamente. Se tivessem feito um serviço bom, não estaríamos nessa situação novamente”, dizem os moradores.
 
Prefeitura não se manifesta
 
O Fato Novo solicitou posicionamento da Prefeitura sobre a situação de Júlio de Castilhos e Morro dos Garcia. Até o fechamento desta edição, a Administração Municipal não se manifestou sobre o assunto.
 
 
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por