Taquari, 16 de Julho de 2018
NOTÍCIAS
24/11/2017
Empresa busca parceria para cultivo de frutas orgânicas

Na sexta-feira passada, dia 17, uma empresa de Bento Gonçalves reuniu-se com a administração municipal e os produtores rurais de Taquari para tratar de uma parceria para realizar o cultivo de amora, uva, framboesa, morangos e outras variedades frutíferas, como o mirtilo, uma espécie de fruta pouco conhecida no Brasil, que é produzida largamente na Europa e Estados Unidos. 
 
Durante a reunião, os produtores foram apresentados ao empresário Cesar Sandrin, proprietário da Santo Fruto, que produz sorvetes artesanais feitos com produtos orgânicos, alimentos 100% naturais, sem gorduras trans e vegetal. Ele é responsável por preparar as culturas e as famílias que desejam trabalhar com este tipo de produção. 
“O que nós queremos trazer para cá é uma revolução das famílias que queiram trabalhar com esses produtos”, disse César. “Então, existe a possibilidade real de se fazer um trabalho, mas não depende só de vocês. Tem que ter o comprometimento de toda a comunidade, do padre ao prefeito.”
Segundo o empresário, essa plantação de pequenas frutas não precisa de grandes extensões de terra e existe uma grande demanda comercial para as variedades cultivadas. E, embora seja um processo trabalhoso e demorado, traz lucro para os produtores.
“Para ter uma ideia, meio hectare do mirtilo, depois da sua plenitude, que é a partir do quinto ano, em meio hectare dá em torno de 6.000 kg. E hoje está se pagando R$ 10 reais por quilo do mirtilo. Já a framboesa é R$ 12 por quilo”, destacou.
Também foi ressaltado que a iniciativa pode, ainda, fomentar o turismo agro-rural em Taquari, da mesma forma que acontece em municípios como Bento Gonçalves.
A reunião foi uma iniciativa do empresário Antônio Porfírio da Costa, que decidiu convidar os agricultores para participar da conversa com os representantes da empresa e da administração municipal.
 
Próximo passo
 
O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, considerou a reunião positiva e acredita que a parceria vai ser uma boa oportunidade para o município. “A princípio parece um projeto viável e muito importante”, afirmou. “Com o atual cenário de crise, a agricultura familiar se torna cada vez mais importante para gerar empregos e renda.”
Os próximos passos já foram dados após a reunião. Nesta segunda-feira, o prefeito conversou com produtores rurais da localidade de Júlio de Castilhos e com a equipe da Emater de Taquari, que segundo eles demonstraram interesse em participar do projeto. 
“Agora, a próxima etapa é realizar uma visita, que será organizada pela Emater, em uma das cidades onde essa parceria já está funcionando”, afirmou. 
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por