Taquari, 18 de Junho de 2018
NOTÍCIAS
15/12/2017
MISTURA FINA: Na corrida pela presidência da Câmara, Tio Nei diz que está na frente

Na próxima sessão do Legislativo, na segunda-feira, 18 de dezembro, deve ocorrer a votação que escolherá o presidente da Câmara para 2018. O assunto já corre pelos bastidores da Casa e tem motivado diversas reuniões ao longo da semana. Segundo informações obtidas pelo Mistura Fina, dois pedestistas almejavam o cargo: Zé Harry e Vânius Nogueira. No entanto, uma reunião na noite da última quarta-feira, pode ter mudado os rumos da votação e o próximo presidente da Casa pode ser Tio Nei (PSDB).
 
A candidatura de Zé Harry
 
Na quarta-feira, Zé Harry (PDT) conversou com o Mistura Fina e disse que era o candidato do PDT e que deveria ser mantido o acordo, firmado durante a eleição da presidência para 2017. O acordo foi feito inicialmente pelos vereadores Ademir Fagundes (PDT), Zé Harry (PDT), Ramon (PT), Mariante (PT) e Tio Nei (PSDB). No dia da votação, Vânius Nogueira (PDT), que esteve em tratativas com os vereadores do PSDB e PP, acabou se unindo aos vereadores do PT e PDT e votou no indicado pelo acordo, na época, Ademir Fagundes. O acordo previa que os dois primeiros anos da legislatura seriam presididos pelo PDT, o terceiro ano seria do Tio Nei (PSDB) e o quarto seria do PT.
“Sempre se faz essa negociação entre os partidos para ir numa votação tranquila, não ir numa votação de última hora. Nós vamos seguir o acordo, o PDT disse que vai seguir o acordo, o PT disse que vai seguir, o Tio Nei também”, disse Zé Harry. O pedetista disse que sabe que o colega Vânius Nogueira também quer ser presidente da Câmara em 2018. “‘Eu só estou ouvindo, não falei com ele ainda, mas sei que ele quer ser. Eu até pouco tempo não queria ser, mas eu resolvi ser por vários fatores, que são coisas particulares que eu nem posso falar”, disse Zé Harry. Segundo ele, a discussão de quem será o candidato a presidente não está sendo feita dentro do partido, somente entre os vereadores.
O Mistura Fina também conversou com Ramon (PT) que disse que manteria o acordo, votando em Zé Harry. Já Mariante (PT) disse que não era candidato a presidência, mas não contou em quem votará na segunda-feira.
O vereador Marquinho (PSDB) também conversou com o Mistura. Ele disse que não havia participado de nenhuma reunião ainda e que votaria com o seu partido. “Geralmente a gente vota entre si”, disse. O Mistura Fina ainda tentou contato com os vereadores Ademir Fagundes (PDT), Clóvis Bavaresco (PP) e Pastora Mara (PSDB), porém eles não atenderam às ligações do jornal.
 
Formatura e casamento da filha levam Vanius a disputar a presidência do Legislativo
 
O Mistura Fina entrou em contato com Vânius, que confirmou que também quer assumir a presidência em 2018. “Estamos em conversações, não tem nada decidido ainda. Querer todo mundo quer. O Zé Harry tambem quer, tem outros que querem, está enrolada a situação. Até hoje não tem nada decidido ainda”, falou. O vereador, que já foi presidente da Câmara em 2015, disse que precisa assumir o cargo porque terá despesas altas com a formatura e casamento de sua filha no próximo ano.
Vânius disse que está tratando do assunto com o vice-prefeito André Brito, que faz parte do PDT e tem tentado conciliar a situação. “Eu coloquei pro André, se der uma forcinha para eu ser o presidente, eu fico comprometido com eles, fico na presidência e concorro mais um ano. Se não der, eu estou fora da política e não vou mais concorrer, porque não compensa, só se incomoda. Hoje tá difícil até de pedir um voto, porque tá todo mundo enojado de política, os próprios amigos da gente estão com nojo”, relatou o vereador.
Segundo Vânius, suas tratativas estão sendo feitas apenas com o PDT e o PT, partidos que compõem a base do Governo Maneco. “Existe outros comentários por aí, mas são tudo fofoca, não tem nada concreto”, disse.
 
O acordo de Tio Nei
 
O Mistura Fina também conversou com o vereador Tio Nei durante a semana. Ele disse que estava em tratativas para a votação e que a tendência seria apoiar Vânius Nogueira para 2018. No entanto, uma reunião na noite da última quarta-feira teria mudado os rumos da votação. 
Segundo Tio Nei, a mesma aliança feita para 2017 será mantida para 2018 e ele será o candidato da turma. “Eu vou votar em mim. Eles ficaram de votar em mim também, o PDT e o PT, daí eu vou ser o próximo presidente”, afirmou o tucano Tio Nei.
 
Abertura das cartas-propostas para reforma do Idesc foi adiada para a próxima terça-feira
 
Na manhã da última terça-feira, 12 de dezembro, deveriam ser abertas as cartas-propostas das empresas interessadas em realizar a reforma do prédio do antigo Idesc/Seminário Seráfico. No entanto, isto não aconteceu.
Conforme consta no site da Prefeitura, o julgamento da licitação foi suspenso e a abertura das cartas deve ocorrer na próxima terça-feira, 19 de dezembro, às 9h. “O processo de abertura das cartas-propostas foi adiado para dar mais oportunidades a outras empresas de participarem do processo de licitação da reforma do prédio do antigo Idesc”, disse a Administração Municipal.
A reforma está orçada em R$ 6.423.149,43. Vence a licitação a empresa que cumprir todos os quesitos do edital, pelo menor valor. 
 
Vale tudo
 
Um vereador ligou para outro, nesta semana, convidando-o a participar de uma janta. Além da refeição, o encontro acertaria as tratativas para a votação da presidência da Câmara, que ocorre na próxima segunda-feira. O vereador que estava sendo convidado é considerado peça chave na votação e questionou se a janta seria um churrasco ou carreteiro. “O que tu quiser, quer churrasco ou quer carreteiro?”, respondeu o colega.
 
Buracos fechados
 
Nesta semana, a RGE Sul começou a fechar os buracos que havia aberto no passeio público, no mês de setembro, para a substituição de postes. No entanto, parte dos postes não foi trocada. Os funcionários da empresa contaram ao Mistura Fina que receberam ordens para tapar os buracos e deixar o restante do serviço para o ano que vem.
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por