Taquari, 23 de Setembro de 2018
NOTÍCIAS
12/01/2018
Prefeitura lança oficialmente programa de apoio na primeira infância

O vice-prefeito em exercício André Brito esteve no final da tarde da terça-feira, 9, na sede do Colorado Futebol Clube, no Bairro Leo Alvim Faller, para lançamento oficial do programa Primeira Infância Melhor (PIM)/ Criança Feliz, em Taquari.
O PIM é uma ação de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, desenvolvido com recursos federais, estaduais e municipais, objetivando orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de idade. O programa desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando ao fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
Em Taquari, são 60 pessoas atendidas, entre gestantes e crianças até 6 anos, preferencialmente que recebem o Bolsa Família e que não estejam na escola. “A ideia é que cada família consiga construir com seus filhos também, com o material que tem em casa, para pode dar seguimento depois”, explicou a coordenadora do programa Jeniffer Lang. Os atendidos pelo programa, que residem na Comunidade São Francisco e no Bairro Leo Alvim Faller recebem orientação sobre educação, saúde, direitos sociais, além de serem encaminhados para programas governamentais. 
O vice-prefeito destacou a importância de investir no futuro das crianças. “Este é um programa importantíssimo! ”. Ele falou sobre a integração das secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social para o desenvolvimento do PIM/Criança Feliz. 
A cerimônia teve a presença das visitadoras contratadas para o programa e que estão atuando desde novembro. A supervisora do trabalho em Taquari, Jeniffer Lang, agradeceu às famílias que estão abrindo espaço para que os visitadores possam fazer o trabalho com as criança. “Isto mostra o quanto vocês estão preocupados com o desenvolvimento dos seus filhos. Tem uma frase do programa que é muito interessante: tudo o que a gente faz hoje na primeira infância, vai refletir no resto da vida deles”.
A coordenadora da Educação, Ana Paula Nunes Arnt, destacou que o programa existe para orientar as famílias no desenvolvimento das crianças. “Os visitadores passaram por uma capacitação e têm condições de dar orientações e tirar dúvidas. Eles querem acompanhar e ajudar naquilo que é importante, porque esta primeira etapa do desenvolvimento é decisiva, é quando vão formar a personalidade, vão aprender muito sobre coisas que vão precisar na fase da escola, no ensino fundamental”, disse. 
Para a moradora do Bairro Leo Alvim Faller, a dona de casa Patrícia Lopes da Silva, 26 anos, mãe dos gêmeos, Luís Otávio e João Vítor, 4 anos, o trabalho da visitadora já tem dado resultado. “Está sendo maravilhoso pela interação deles, que não tinham paciência de sentar e aprender. Eles esperam ansiosos a próxima semana. Ela leva brincadeiras, está ensinando as cores, a contar, a desenhar”, conta Patrícia. “É complicado para a gente sozinha, tendo uma pessoa para auxiliar é bem melhor”, diz.
 
 
 

VÍDEO

No dia 16 de maio, um bugio que estava no Bairro Praia teve um choque ao deitar-se sobre os fios de energia elétrica. Ele caiu dos cabos da rede e foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades, entre elas, o agricultor Seloí Lang, conhecido por Nego do Rincão, que fez massagem e assoprou sua boca.

mais vídeos

 
CLIMA
 
EDIÇÕES
Contato
(51) 3653.3795
(51) 3653.4719
(51) 9861.6358

Copyright © Jornal O Fato Novo 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por